Trombose
INTRODUÇÃO
É um m processo patológico caracterizado pela solidificação do sangue dentro do sistema vascular ,de um individuo vivo.Resultato da ativação patológica do processo normal da coagulação sanguínea. Devido a diversos fatores, o sangue pode coagular ao passar por um determinado lugar dentro de uma artéria ou de uma veia, formando um pequeno coágulo que se adere às paredes do vaso. Esse coágulo também é chamado de trombo. Cada vez que um trombo se forma, ele pode ocasionar sintomas importantes, dependendo da região em que ocorre. Quando o trombo se forma dentro de uma veia, temos a trombose venosa. Quando é formado dentro de uma artéria, temos a trombose arterial.
FATORES DETERMINANTES
São três as influencias principais que predispõem a formação do trombo conhecida como a Tríade de Virchow:1- lesão endotelial;2-estase ou turbulência do fluxo sanguíneo ;3-hipercoagulabilidade sanguínea .
Lesão Endotelial é a influencia dominante e por si mesma leva a trombose,a formação do trombo ocorre no coração ou na circulação arterial,em que as frequências de fluxo,normalmente altas,poderiam de qualquer forma atrasar a coagulação pela prevenção da adesão plaquetaria ou fatores de coagulação diluídos.É importante resaltar que o endotélio não necessita estar desnudo ou fisicamente rompido para contribuir para o desenvolvimento da trombose,qualquer perturbação no equilíbrio dinâmico dos efeitos pró e antitrombótico do endotélio pode influencia os eventos de coagulação local.Uma disfunção endotelial significativa pode ocorrer devido aos estresses hemodinâmicos da hipertensão,fluxo turbulento sobre as valvas cicatrizadas,ou endotoxinas bacterianas.
Alteração do Fluxo Sanguíneo duas alterações favorece a trombose 1-retardamento do fluxo.Redução da velocidade do sangue é o fator importante na gênese de trombos venosos .Insuficiência cardíaca,Dilatação vascular,aumento do hematócrito,aumento da viscosidade do sangue ou redução da contração muscular