Bulli
"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus. ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
Muitas pessoas confundem o problema com qualquer atrito social. está sendo muito comum as pessoas confundirem outros problemas com o bullying. “Existem pais que pelo fato de seu filho ser mordido na escola, pensa que se trata de bullying. Quando isso é muito normal entre as crianças. Outras pensam que o problema pode acontecer no ambiente de trabalho, e na verdade, isso é assédio moral.
Quem comete bullying também precisa de ajuda. Os pais devem identificar não somente se seus filhos estão sofrendo, mas, se eles estão cometendo o bullying.E os resultados para quem sofre podem ser perigosos. A vítima é uma bomba que pode explodir para fora, agredindo os opressores e até cometendo atos mais violentos. Mas também ela pode explodir para dentro, se deprimindo e se excluindo da sociedade, analisa a profissional.