bsc (balanced scorecard)
O Balanced Scorecard complementa as medições financeiras com avaliações sobre o cliente, identifica os processos internos que devem ser aprimorados e analisa as possibilidades de aprendizagem e o crescimento, assim como os investimentos em recursos humanos, sistemas e capacitação que poderão mudar substancialmente todas as atividades. O BSC combina indicadores financeiros e não financeiros permitindo à empresa utilizar somente informações relevantes em suas atividades, que são agrupadas em quatro perspectivas: Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizagem e Crescimento.
Uma das vantagens na implantação da metodologia do BSC é possibilidade de se observar a organização de uma forma abrangente e sistêmica, avaliando de uma forma global o desempenho organizacional, através da identificação de objetivos financeiros e não financeiros de curto e longo prazo.
A definição das quatro perspectivas de avaliação, possibilitam as empresas um direcionamento sobre os principais pontos a serem observados no momento da definição de estratégias, e com isso diminuindo o desgaste no momento de um planejamento estratégico.
O conceito de causa e efeito entre as perspectivas possibilita a empresa a alocar os recursos de forma planejada e focando nos setores com os piores desempenhos.
A utilização do mapa estratégico como forma de divulgação dos objetivos é outra vantagem, pois ele sintetiza as diversas realidades identificadas num documento de leitura simples e de fácil monitoração.
A necessidade de mensuração de resultados através dos objetivos financeiros e não financeiros requer uma movimentação constante da organização em busca de atingir as metas estabelecidas, gerando um maior conhecimento dos funcionários sobre os reais objetivos da organização e assim influenciando de