brucos
Natação – Bruços
Solange Vieira
11ºB nº27
Indíce
1. Bruços
2. Posição do corpo
3. Ação dos membros superiores
4. Ação dos membros inferiores
5. Sincronização membros superiores/inferiores
6. Sincronização braços–respiração
Bruços ou de peito é o mais antigo dos estilos de natação. Já no século XVI, havia uma maneira de nadar com os movimentos dos braços parecidos com o estilo atual. Naquele período, no entanto, os pés ainda eram batidos alternadamente (semelhante a um pontapé). Desse método é que originou o nado de peito. Em 1798, o nado de peito já era o estilo mais praticado em toda a Europa.
Posição do corpo
Na técnica de bruços a posição do corpo é horizontal e ventral em todo o seu percurso. Na fase propulsiva dos membros superiores (M.S) o corpo deve adoptar uma posição horizontal, com a bacia perto da superfície da água, ombros em pouca profundidade, pernas no alinhamento do corpo e a face debaixo de água até que a fase propulsiva dos M.S esteja quase completa, aí a cabeça sobe á superfície para respirar. Na recuperação dos M.S, os ombros e a cabeça elevam-se á superfíciee a bacia imerge um pouco. Na fase propulsiva dos membros inferiores (M.I), os ombros devem permanecer dentro de água e os braços estendidos. Na recuperação dos M.I o tronco inclina-se para baixo (da cabeça até aos joelhos), a bacia fica em profundidade e os ombros vão á superfície.
Ação dos membros superiores
Trajeto propulsivo: Ação lateral exterior (ALE)
Na técnica de bruços, a ação lateral exterior é pouco propulsiva. Apresenta como principal objetivo a colocação dos segmentos de forma apermitir a execução das sequentes fases da braçada com uma boa propulsão.A ALE tem início no final da recuperação e ocorre sem interrupção ouparagem. Ao longo desta fase, os braços mantêm-se em extensão e as mãos orientadas para fora e para trás.O trajeto, na fase