Natação
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física, com o objectivo de aprofundar os conhecimentos no que diz respeito ao tema “Natação”.
Este trabalho está divido em partes, sendo uma delas referente á historia, aos estilos existentes, ás modalidades, entre outras.
Índice Introdução 2 História 3 Benefícios 3 Modalidades 4 Natação Pura 4 Competições 4 Estilos 5 Provas 7 Conclusão 9 Webliografia 9
História
* A natação é conhecida desde a pré-história.
* A natação de competição na Europa começou por volta do ano de 1800, na sua maioria utilizando o estilo bruços.
* Posteriormente, em 1873, John Arthur Trudgen, apresentou o estilo Trudgen, após ter copiado o estilo crawl usado pelos Índios Nativos Norte-americanos, criando uma ligeira variante do mesmo.
* Devido ao repúdio dos britânicos pelos salpicos, Trudgen empregou a pernada de bruços no lugar do batimento de pernas convencional do estilo crawl.
* A natação fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, em Atenas.
* Finalmente em 1902 Richard Cavill introduziu o estilo crawl e em 1908, foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA)
* O estilo mariposa foi desenvolvido na década de 1930, que no início surgiu como uma variante do estilo de bruços, até que foi aceite como um estilo distinto, em 1952.
Benefícios
* Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerado um dos melhores exercícios físicos existentes: * Trazendo óptimos benefícios para o organismo; * Ajudando a melhorar a coordenação motora;
* Além de ser recomendada para pessoas com problemas respiratórios, como por exemplo a asma , também é a única actividade física indicada para menores de 3 anos.
Modalidades
* Existem 6 modalidades/disciplinas distintas na especialidade de natação.