Bronfenbrenner
O Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner
Modelo Ecológico do Desenvolvimento Humano
Contexto
Quando se analisa o ambiente, deve-se considerar um conjunto de sistemas interdependentes encaixados, hierarquicamente que se diferenciam em quatro níveis distintos e que exercem uma influência bidirecional entre e intra ambientes.
Microssistema
Definido como um contexto no qual há um padrão de atividades, papéis sociais e relações interpessoais experienciados face-a-face pela pessoa em desenvolvimento.
É no contexto dos microssistemas, que operam os processos proximais, produzindo e sustentando o desenvolvimento, embora a eficácia dos padrões de desenvolvimento dependa da estrutura e do conteúdo dos processos proximais. As interações dentro do microssistema ocorrem com os aspectos físicos, sociais e simbólicos do ambiente e são permeadas pelas características de força, de recursos e de demandas para pessoas envolvidas.
Mesossistema
Consiste no conjunto de microssistemas que uma pessoa frequenta e nas inter-relações estabelecidas por eles. É ampliado sempre que uma pessoa passa a frequentar um novo ambiente. Os processos que operam nos diferentes ambientes frequentados pela pessoa são interdependentes, influenciando-se mutuamente. Assim, a interação de uma pessoa em determinado lugar, como, por exemplo, no trabalho, é influenciada e igualmente influencia outros ambientes dos quais participa, como a família.
Exossistema
Envolve os ambientes que a pessoa não frequenta como um participante ativo, mas que também desempenham uma influência indireta sobre o seu desenvolvimento. Três exossistemas são identificados por Bronfenbrenner como fundamentais ao desenvolvimento da pessoa, dada sua influência nos processos familiares: o trabalho dos pais, a rede de apoio social e a comunidade em que a família está inserida.
Macrossistema
Composto pelo conjunto de ideologias, valores e crenças,