Urie bronfenbrenner
Se formou em psicologia e em música pela Cornell no ano de 1938, fez mestrado na Universidade de Harvard e doutorado na Universidade de Michigan, concluindo no ano de 1942. Em seguida, devido a II Guerra Mundial, foi recrutado para trabalhar pelo exército exercendo a psicologia. Quando a guerra chegou ao fim, trabalhou por um curto período de tempo como psicólogo clínico e em 1948 tornou-se professor de desenvolvimento humano, estudos da família e psicologia na Universidade de Cornell. No início dos anos 70, foi eleito para o corpo docente da Cornell's Board of Trustees.
Casou-se com Lisie e teve seis filhos, falecendo em 2005, aos 88 anos devido a complicações da diabete.
Bronfenbrenner foi considerado como um dos principais estudiosos no campo da psicologia do desenvolvimento, criando a teoria dos sistemas bioecológicos, pela qual ficou conhecido.
Definiu desenvolvimento como um processo envolvendo tanto estabilizações quanto mudanças de características biopsicológicas de um indivíduo ao longo de sua vida e de outras gerações. Pressupôs que toda experiência individual é dada em ambientes gerados como uma diversidade de estruturas muito bem encaixadas e ressaltou que os aspectos do meio ambiente que mais tem relevância durante o crescimento psicológico do indivíduo são aqueles que em algum momento tiveram mais significado. Brofenbrenner definiu quatro fatores de desenvolvimento: a pessoa, o tempo, o processo e o contexto.
O processo refere-se às “interações recíprocas progressivamente mais complexas do sujeito com as pessoas, objetos e símbolos presentes no seu ambiente imediato” (Bronfenbrenner & Morris, 1998 apud POLLETO, Michele;