Estudo dirigido Bronfenbrenner
1. O que é a ecologia do desenvolvimento humano?
Uma perspectiva científica evolutiva que envolve estudos de acomodação progressiva, mútua, entre um ser humano ativo, em desenvolvimento e as propriedades mutantes dos ambientes em que a pessoa em desenvolvimento vive. Assim, procura entender a relação do ambiente no desenvolvimento do ser humano, fazendo uso das abordagens naturalística e experimental. A autora cita que esse processo é afetado por uma relação mútua entre o meio e os seres e é bidirecional, caracterizado pela reciprocidade. Além disso, o ambiente que o individuo vive não se caracteriza como sendo único e imediato, mas a uma interconexão entre vários deles.
2. Como o autor define o desenvolvimento.
Para Bronfenbrenner, o desenvolvimento é o processo em que a pessoa em desenvolvimento adquire uma concepção mais abrangente, diferenciada e válida do meio ecológico e, assim, essa se torna mais motivada e capaz de se envolver em atividades que revelam suas propriedades, sustentam ou reestruturam aquele ambiente em níveis de complexidade semelhantes ou maior de conteúdo. Desse modo, o individuo detém como agi e executar manipulação desses aspectos. Pode acontecer, com isso, a ocorrência de alguma semelhança nas características da pessoa. Para entendimento do desenvolvimento humano a autora cita que é necessário mais do que a observação “reto” do comportamento por parte de uma ou duas pessoas no mesmo local, necessita-se do exame de sistemas de interação de múltiplasnão limitado a um único ambiente, e deve levar em conta aspectos do meio ambiente além da situação imediata que contém o sujeito.
3. Qual o papel atribuído ao ambiente na obra de Bronfenbrenner? Quais os avanços dessas concepções em relação aos demais modelos?
O ambiente é o local onde as pessoas se