O modelo bioecológico de Bronfenbrenner: contribuições para o desenvolvimento humano
CAMPUS SERGIPE
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO I
RESUMO: O modelo bioecológico de Bronfenbrenner: contribuições para o desenvolvimento humano
ARACAJU /SE
SET / 2014
O modelo bioecológico de Bronfenbrenner: contribuições para o desenvolvimento humano
O modelo bioecológico de Bronfenbrenner surge na década de 70, quando há uma trajetória de mudanças e ampliação da concepção de ecologia. Ele é pautado na concepção da Ecologia do Desenvolvimento Humano (1979). Onde o ser humano desenvolve-se contextualmente, apoiado em quatro níveis dinâmicos e inter-relacionados: a pessoa, o processo, o contexto e o tempo, formando assim uma abordagem em constante construção.
Bronfenbrenner nasceu em 29 de abril de 1917, em Moscou, Rússia, em um momento de profundas transformações sociais e políticas, início da ascensão comunista. Foi para os Estados Unidos, ainda criança, sendo criado dentro da tradição judaica, convivendo em um ambiente multicultural, tendo contato com diferentes grupos étnicos-culturais durante sua escolarização. Ele morava com os pais em uma instituição rural para o tratamento de pessoas com retardo mental, seu pai era neuropatologista. Em 1938 graduou-se em música e em psicologia pela Universidade de Cornell, fez mestrado na Harvard e doutorado na Universidade de Michigan em 1942.
Os principais temas de seu interesse são a pesquisa em psicologia do desenvolvimento no contexto prático e político, os parâmetros da comunicação envolvendo a publicação de pesquisas e a aplicação e difusão da teoria para a comunidade científica e para a sociedade em geral.
A pesquisa bioecológica contém dados relativos ao maior número de sistemas dos quais a pessoa focalizada participa, o mesmo apresenta preferência por estudos longitudinais, com destaque para instrumentos e técnicas que viabilizem a descrição e compreensão dos sistemas da maneira