Bromatologia
CURSO TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA TURMA A
ACIDEZ
Relatório apresentado à disciplina de Bromatologia solicitado pelo Profº Valdinei da Mota Alves no curso Técnico em Agroindústria A do SENAI.
Dourados – MS
Abril – 2014
1 – Introdução A determinação de acidez pode fornecer um dado valioso na apreciação do estado de conservação de um produto alimentício. Um processo de decomposição,seja por hidrólise, oxidação ou fermentação, altera quase sempre a concentração dos íons de hidrogênio. Os métodos de determinação da acidez podem ser os que avaliam a acidez titulável ou fornecem a concentração de íons de hidrogênio livres, por meio do pH. Os métodos que avaliam a acidez titulável resumem-se em titular com soluções de álcali padrão a acidez do produto ou de soluções aquosas ou alcoólicas do produto e, em certos casos, os ácidos graxos obtidos dos lipídios. Pode ser expressa em mL de solução molar por cento ou em gramas do componente ácido principal.
2-Objetivos 2.1 Objetivos
Observar acidez nas amostras de graxa suína, farelo de soja, ração inicial, óleo e vinagre
3 - Materiais e Métodos
1 - Materiais:
3.1.1 – Vidrarias:
Proveta (50 ml);
Erlenmeyer (125 ml);
Bureta (25 ml);
Espátula metálica;
Pipeta Volumétrica ( 1ml e 10 ml);
Balança Analítica.
3.1.2 – Reagentes:
Solução Fenolftaleína;
Solução de Hidróxido de Sódio 0,1 M ou 0,01 M;
2 - Métodos: Pesou-se aproximadamente 5 g da amostra, transferindo para um frasco Erlenmeyer (125 ml). Adicionou-se 50 ml de álcool etílico, assim deixando em repouso por 30 minutos. Filtrou-se a amostra, colocando assim 50 ml de álcool etílico, deixando em repouso por 10 minutos. Filtrou-se novamente. Após pingar 3 gotas de fenolftaleína em cada Erlenmeyer para por fim titulou-se com NaOH 0,1 M, até coloração no primeiro tom de rosa. As amostras desenvolvidas são de Leite (amostra 1), graxa suína (amostra 2), farelo de