simples
Esta resenha faz referência ao artigo: “A importância da formulação da questão de pesquisa na produção científica em contabilidade: uma discussão a partir de trabalhos publicados no Congresso Brasileiro de Custos no ano de 2009” Este artigo analisa um nicho de artigos, dentre o total de artigos que foram publicados no Congresso Brasileiro de Custos. Ele apresenta um resumo, junto com as palavras chave, e logo começa a desmembrar o trabalho dentro dos tópicos que foram trabalhados ao longo, sempre girando dentro da importância de se manter um certo rigor, e analisando a importância deste rigor ser colocado em pratica quando se tem a elaboração de uma questão problema para a elaboração de um artigo.
O artigo vai argumentando sobre a importância de se ter um rigor metodológico para que se possa formular a questão problema para a elaboração de trabalhos acadêmicos, e demonstra, com argumentos, o por que e o passo a passo para se chegar a uma questão problema completa, e ressalta que a má formação desta pode acarretar na invalidação da pesquisa e do conteúdo do trabalho acadêmico. Também faz uma análise passo a passo para analisar os artigos que foram publicados neste congresso dentro da área de Gestão de custos para micro, pequenas e médias empresas, o qual totalizava 18 dos 253 artigos publicados neste congresso de 2009.
O artigo pega essas 18 publicações e através de uma estrutura de tabela, demonstra a questão problema existente, ou não, dentro de cada obra destas. Chegando a conclusão das porcentagens conforme o gráfico:
Este gráfico retirado do artigo “A importância da formulação da questão de pesquisa na produção científica em contabilidade: uma discussão a partir de trabalhos publicados no Congresso Brasileiro de Custos no ano de 2009” mostra como os trabalhos publicados não seguem um padrão e nem o rigor necessário quanto a elaboração da questão problema para a resolução do trabalho acadêmico, e assim, não tendo um ponto para limitar a