Bromatologia
Corantes são substâncias utilizadas nos alimentos processados para dar mais atratividade ao item, pois pesquisas indicam que itens com cores apagadas ou "feias" deixam o consumidor menos propenso à compra destes itens, embora sejam mais saudáveis a até mais saborosos.
A visão corresponde a um dos principais sentidos captados pelos órgãos dos seres humanos. A cor, por exemplo, é assimilada pelo cérebro quando estimulado por um estímulo físico que penetra os olhos. Dessa forma, essa importante característica sensorial é fundamental para estimular o apetite no dia a dia. Para conseguir tal efeito, as indústrias alimentícias utilizam corantes em seus produtos lhes dando uma boa aparência, que combinada com outras características como sabor, aroma e textura formam um grupo de fatores decisivo na escolha do alimento. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), corante é uma substância ou mistura de substâncias que possuem a propriedade de conferir ou intensificar a coloração dos alimentos. Pode-se excluir dessa definição extrato de vegetais e/ou sucos e outros ingrediente que possuam coloração própria, salvo se adicionados com a finalidade de conferir ou intensificar a coloração do produto. De acordo com a resolução n°44/77 da Comissão Nacional de Normas e Padrões para alimentos (CNNPA), os corantes podem ser classificados em:
-Corante orgânico natural: obtido a partir de vegetal, ou eventualmente, de animal, cujo princípio corante tenha sido isolado com o emprego de processo tecnológico adequado.
-Corante orgânico sintético: obtido através da síntese orgânica mediante o emprego de processos tecnológicos adequados.
-Corante artificial: corante orgânico sintético não encontrado nos produtos naturais.
-Corante orgânico sintético idêntico ao natural: sua estrutura química é semelhante à do principio ativo isolado do corante orgânico natural.
-Corante inorgânico: obtido a partir de substâncias minerais e