Brocas
Introdução
Para que uma ferramenta corte um material, é necessário que um se movimente em relação ao outro a uma velocidade adequada. Para que a usinagem seja realizada com máquinas de movimento circular, é necessário calcular a rpm da peça ou da ferramenta q está realizando o trabalho.
Quando se trata de plainas, o movimento é linear alternado e é necessário calcular o GPM (golpes por minuto).
Velocidade de corte
Para calcular a rpm, seja da peça no torno, seja da fresa ou da broca, usamos um dado chamado Velocidade de corte. Velocidade de corte é o espaço que a ferramenta percorre, cortando um material, dentro de um determinado tempo. Velocidade de corte depende de uma série de fatores, como:
Tipo de material da ferramenta;
Tipo do material a ser usado;
Tipo de operação a ser realizada;
Condições de refrigeração;
Condições da máquina etc.
Calculo de Rpm em função da velocidade do corte
Para o cálculo da rpm em função da velocidade de corte, você usa uma fórmula: n = vc*1000/d*3,14
Em que n é o número de rpm; vc é a velocidade do corte; d é o diâmetro do material.
Cálculo de rpm para retificação
Quando é necessário retificar uma peça cilíndrica, o que se deve determinar é não só a rpm da peça, mas também a do rebolo.
Para calcular a rpm da peça, já vimos que é preciso usar a fórmula: n=vc*1000/d*3,14
Para calcular a rpm do rebolo, a fórmula muda um pouco. Como a velocidade de corte do rebolo é dada em metros por segundo (m/seg), multiplica-se a fórmula original por 60. Isso é feito para transformar a velocidade de metros por segundo para metros por minuto (m/min)
Exemplo de uso da formula
Vamos supor, então, que você precise retificar um eixo de aço de 50 mm de diâmetro com um rebolo de 300 mm de diâmetro. Seu problema é encontrar a rpm do rebolo, sabendo que a velocidade de corte indicada é de 25 m/seg. Os dados que você tem são: vc = 25 m/seg (tabela) d = 300 mm (diâmetro do rebolo) n = ?