atps
A primeira abordagem a enfadizar a estrutura organizacional nasceu com Henrique Fayol, engenheiro francês que inaugurou da empresa, substituindo o enfoque analítico e concreto de Taylor por uma visão sintética, global e universal.
Para Fayol, toda empresa desempenha seis funções básicos.
Funçoes técnicas: Relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa.
Funçoes comerciais: Relacionadas compra, venda e a permutação.
Funçoes financeiras: Relacionadas com a procura e a gerencias de capitais.
Funçoes contábeis: Relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
Funçoes administrativas: Relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções (não administrativas) da empresa, pairando sempre acima delas.
Funçoes de Segurança: Relacionadas com a proteção e a preservação dos bens e das pessoas.
Como já vimos, nos seres vivos o combustível mais utilizado é a glicose, substância altamente energética cuja quebra no interior das células libera a energia armazenada nas ligações químicas e produz resíduos, entre eles gás carbônico e água.
A energia liberada é utilizada na execução de atividades metabólicas: síntese de diversas substâncias, eliminação de resíduos tóxicos produzidos pelas células, geração de atividade elétrica nas células nervosas, circulação do sangue etc.
O conjunto de reações químicas e de transformações de energia, incluindo a síntese (anabolismo) e a degradação de moléculas (catabolismo), constituí o metabolismo.
Toda vez que o metabolismo servir para a construção de novas moléculas que tenha uma finalidade biológica , falamos em anabolismo. Por exemplo: a realização de exercícios que conduzem a um aumento da massa muscular de uma pessoa envolve a síntese de proteínas nas células musculares.
Por outro lado, a decomposição de substâncias, que ocorre, por exemplo, no processo de