Brocas
I - INTRODUÇÃO
As brocas de perfuração de poços petrolíferos são ferramentas que têm a função de promover a ruptura e a desagregação das rochas ou formações. Seu estudo é fundamental para a perfuração de um poço de petróleo de forma otimizada. É a partir daí que se permite um maior desempenho e economicidade do projeto, pois apesar de serem ferramentas de custo relativamente baixo em relação ao custo total de um poço de petróleo, sua falta de eficiência na perfuração pode atrasar muito o projeto e com isso acarretar uma série de custos indiretos.
Cada poço tem sua característica específica, e para cada um deles uma broca adequada. Nesse estudo, a análise de alguns parâmetros são extremamente necessários, como: o tipo de rocha, o diâmetro do poço e condições naturais do poço como temperatura, pressão, etc.
As brocas são usadas em sondas de perfuração, que em sua maioria são compostas por uma torre (que serve como base de apoio e sustentação) e pela coluna de perfuração, que é formada por vários tubos conectados entre si.
Na extremidade inferior encontra-se a broca, que tem a função de abrir caminho nas camadas subterrâneas seja por ação de trituramento ou por raspagem da formação. Na extremidade superior estão os equipamentos que dão torque à coluna, injetam fluido de perfuração e liberam peso sobre a broca.
A importância do fluido de perfuração tem que ser destacada porque dele depende o funcionamento e durabilidade da broca. Ele tem a função de limpar, lubrificar e controlar a temperatura da broca, além da retirada dos cascalhos do fundo do poço e da manutenção da pressão hidrostática ideal.
Esses cascalhos provenientes da perfuração são estudados pelos geólogos, e essas informações descrevem que tipo de formação está sendo perfurada . A partir daí é possível selecionar a broca ideal, trazendo economia de custos e eficiência da perfuração, além da boa qualidade do serviço.
OBJETIVO GERAL
O objetivo