Resumo - O comportamento do consumidor
Enfatiza as relações do indivíduo com o ambiente. Diz que o estímulo para as compras situa-se no ambiente. Leva o consumidor a criar reações positivas ou negativas (aproximação ou afastamento) em relação aos produtos. Porém, não considera o que se passa na mente do consumidor.
Teoria psicanalítica;
Diz que um comportamento ou atitude são explicados pelo insconsciente.
Consumo como forma de vazão aos desejos, expectativas, angústia e conflitos.
Teoria social e antropológica;
Pose de produtos = posição social do consumidor = construção da identidade social
Teoria cognitiva;
A teoria mais estudada atualmente pois utiliza, basicamente, um mix das teorias acima.
''...existem três fatores que influenciam o comportamento da compra: psicológicos; socioculturais; e situacionais. Logo, o cliente realiza a compra devido às suas decisões de acordo com as características envolvidas em um conjunto de funções, tais como: pensamento, comportamento e sentimento. Deste modo, o fator sociocultural relaciona-se com a influência do grupo e da família e, quanto aos fatores situacionais os mesmos dizem respeito às situações que podem ser influenciadas desde a ambientalização da loja até à posição dos produtos na gôndola.''
---
O marketing visa ir além da necessidade, ir ao desejo. Após o primeiro objetivo (primeira compra) ele tende a prender o consumidor nesse mesmo serviço, como exemplo temos as vantagens que um banco oferece a um cliente antigo, ou a fidelização das companhias aéreas. Buscam o famoso ''É bom, não muda'' --> Conservadorismo (não causar espanto ou descrença).
---
A criança é mais sucetível aos estímulos de marketing, além de ser um forte fator emocional para os pais. --> ''Criança pega, o pai compra''.
Com isso, podemos ver o 'abuso' de algumas marcas licenciadas de personagens de desenhos.
---
Tipos de decisões:
Decisão de rotina -> Esponja de aço, fio dental.
Decisão limitada -> Recomendação