Didatica
Objetivo Geral
Conhecer e avaliar aspectos do ensino de línguas em uma escola de Belém.
Método
As informações sobre o ensino de Língua Inglesa foram obtidas em uma escola de curso livre de Belém. Foi entrevistado um professor da modalidade KIDS, o qual autorizou o acompanhamento de uma de suas aulas na condição de ouvinte. As informações foram coletadas a partir da observação da prática do ensino na sala de aula e posteriormente, por meio de conversa com o professor. Os temas abordados foram: escolha de conteúdos, material didático e plano de aula.
Resultados
O professor relatou que a escola faz o uso de um material específico e exclusivo, desenvolvido por uma empresa terceirizada. Esse material contém um livro que os professores usam como um guia das aulas, onde cada lição apresenta um plano de aula e os objetivos a serem alcançados. É importante ressaltar que os planos são diferenciados para cada faixa etária. Sobre a escolha de conteúdos, foi relatado que são feitas considerando a maturidade do aluno, a série escolar e outros critérios internos direcionados para casos especiais.
Sobre a prática do ensino em sala de aula, observou-se que sempre o professor mantinha a comunicação com os alunos em inglês, mostrando a eficiência do método, já que os alunos demonstraram bom entendimento dos comandos do professor, atentando aos pedidos e orientações do mesmo.
O acompanhamento da aula foi importante, pois ajudou a ilustras as dificuldades de se lecionar para turmas com crianças, neste caso, de até cinco anos, bem como desafios de se manter um clima lúdico e rico em informações para o aprendizado de uma nova língua.