Brocas
Neste trabalho contem varias informações sobre brocas como angulações, funções, materiais que são construídos, tipos de afiações, os tipos de brocas existentes e outras informações sobre brocas.
BROCAS
Brocas são ferramentas cortantes utilizadas para fazer furos cilíndricos. São usadas através de uma ferramenta chamada berbequim, que faz com que a broca gire e corte o material, perfurando-o. Existem vários tipos de brocas tipo H, N, W, brocas chatas que são usadas para furação de materiais rígidos a baixas profundidades, também existem brocas helicoidais que podem ter dois gumes de corte e um gume a mais que liga os dois gumes principais o gume secundário de corte.
Como se afia uma broca? Como se controlam os ângulos de afiação?
Uma afiação correta só é possível numa afiadora de brocas helicoidais. A afiação manual nunca dá bons resultados. Ensaios feitos comprovam que, para igual largura da marca de desgaste nas guias, brocas afiadas com a máquina especial produzem o dobro do número de furos do que brocas afiadas manualmente. O ângulo de saída de uma broca deve corresponder, no diâmetro externo, aproximadamente ao ângulo de hélice. O ângulo de ponta varia de acordo com a especificação do material. Para 118º, produz gumes retos, para os canais e ângulos de hélice usuais. Para maior que 118º, os gumes tornam-se côncavos, provocando tendência do gume enganchar e quebrar as pontas. Se for menor que 118º, os gumes principais ficam convexos, produzindo tendência a vibrações na usinagem. O ângulo de incidência deve ter usualmente 12 a 15º. Verifica-se se está correto por uma observação transversal da broca e pelo ângulo do gume transversal com o gume principal, que para 12 a 15º, deve ser de 45 a 55º.
O que são brocas H, N e W e para que casos se empregam cada uma delas?
Brocas do tipo H são brocas destinadas à furação de materiais duros e frágeis. Têm o ângulo de hélice com cerca de 15º.