Brincar: um componente fundamental da infância
BRINCAR: UM COMPONENTE FUNDAMENTAL DA INFÂNCIA
MARIA SELMA DE OLIVEIRA BATAGINI
Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM, apresentado à Coordenação de Curso como requisito para a obtenção do título de Licenciado em Pedagogia.
Profª. Orientadora: Esp. Ana Paula Giordane de Castro.
PARACATU-MG
DEZEMBRO/2010
Dedico este trabalho primeiramente a Deus, pois sem Ele, nada seria possível e não estaria desfrutando deste momento tão importante em minha vida.
Aos meus familiares e amigos, pelo esforço e dedicação por compreenderem a minha ausência nos momentos de confraternização, devido à realização deste trabalho.
Durante este trabalho...
As dificuldades não foram poucas...
Os desafios foram muitos...
Os obstáculos, muitas vezes, pareciam intransponíveis.
Muitas vezes me senti só, e, assim, estive...
O desânimo quis contagiar, porém, a garra e a tenacidade foram mais fortes, sobrepondo esse sentimento, fazendo-me seguir a caminhada, apesar da sinuosidade do caminho.
Agora, ao olhar para trás, a sensação do dever cumprido se faz presente e posso constatar que as noites de sono perdidas, as viagens e visitas não realizadas; o cansaço mental, os longos tempos de leitura, digitação, discussão; a ansiedade em querer fazer e a angústia de muitas vezes não o conseguir, por problemas estruturais, não foram em vão.
Aqui estou, como sobrevivente de uma longa batalha, porém muito mais forte e hábil, com coragem suficiente para novos desafios, apesar de todos os percalços.
Meus agradecimentos a todos que compartilharam comigo durante esta caminhada.
“A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao