brincar na educação
O brincar, o currículo e a organização
Brincadeiras com bebês
Os bebês precisam de diferentes estímulos de luz, cor e movimento para desenvolver-se integralmente, além disso, nos primeiros anos a aprendizagem só é significativa quando casada com experimentações físicas. Por isso é necessário propiciar atividades diversificadas para auxiliá-los em seu desenvolvimento. Brincadeiras com bebês:
1. Cantar: cantar além de acalmar as crianças serve de estímulo para a audição e a fala, além de mostrar que a música é outra forma de comunicação.
2. Fantoches/ Teatrinhos: use os bichinhos de pelúcia como um tipo de fantoche para conversar e cantar. Os bebês se divertem muito observando os brinquedos criarem vida. E o faz de conta começa a fazer parte de suas experiências e eles acompanharam os movimentos dos bichinhos aguçando assim a sua atenção e concentração.
3. Pegar bichinhos de pelúcia: encoste e deixe que eles explorem bichinhos de pelúcia de diferentes cores, formatos e texturas para eles conhecerem novas sensações táteis e visuais e o ajudarão no seu desenvolvimento motor. 4. Esconde-esconde: a tradicional brincadeira de "Cadê? Achou!" é sempre um sucesso. Esconder o rosto com as mãos ou com um pedaço de pano e depois aparecer, se o bebê permitir faça o mesmo com ele, esconda seu rosto depois o mostre, isso fará com que a criança aprenda que quando algo não está ao alcance da sua visão ele não deixa de existir, o objeto ou a pessoa vai e volta.
5. Caça ao brinquedo: coloque o bebê em um local e colocar o brinquedo em outro local visível e estimular o bebê a alcançá-lo, essa atividade irá ajudar no seu desenvolvimento motor e na percepção espacial.
Jogos Simbólicos ou Brincadeiras de Faz de Conta
A função simbólica é a habilidade de fazer uma coisa - palavra ou objeto - representar uma outra. A brincadeira de faz de conta nada mais é do que a imitação do comportamento de outra pessoa, as crianças