Resenha
Referência da obra:
WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. [São Paulo] Martins Fontes, 2007. 208 p.
Credenciais da autor: O francês Henri Wallon, nasceu em 1879, formou-se em filosofia aos 23 anos, e antes da psicológia passou também pela medicina, formando-se em 1908 aos 29 anos, além desta obra escrita em 1941, escreveu também: As origens do pensamento da criança e de Origens a caráter da criança. Morreu em 1962 aos 83 anos. Na presente obra, considerada clássica, organizada em três partes, num total de 208 páginas, o autor trata a trajetória da evolução psicológica da criança; e como isso se dá em todas as fases e assim contribui, para uma evolução, que em muito contribuiu para a psicologia tradicional. Enfim, essa obra reune importantes estudos sobre a evolução psicológica da criança, segundo Henri Wallon.
A psicologia que conhecemos hoje, voltada para a criança, teve um grande progresso nas ultima três décadas, e contribuiu para enriquecer a psicologia tradicional.
As investigações baseadas em conceitos que não levassem em consideração as relações ou mudanças que originam o ato psíquico e as diferenças entre os atos de adultos e crianças e também os atos em todas as fases, acabavam por revelar o verdadeiro plano da vida mental. Problemas pedagógicos fizeram com que as formas de se avaliar a criança fossem aos poucos se transformando, para isso não só eram comparados, adultos e crianças, como crianças e crianças, e assim entendemos que entre as diferentes idades do homem e da criança as possibilidades de estruturas são diferentes. O princípio da psicologia infantil se dá através de fatores e de genética.
Primeira parte: A infância e seu estudo.
Capítulo 1
A criança e o adulto
A criança vive sua infância apena o adulto tenta conhecê-la, afinal qual ponto de vista predomina? O da criança ou do adulto?
Para o adulto se torna quase impossível não atribuir à criança uma existência e atividades conforme as suas, por ser