Brincar na Educação Infantil
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Aplicação de atividades e jogos lúdicos nas aulas de Educação Infantil.
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Em que medida o brincar é compreendido e valorizado dentro da escola, pelas pessoas que têm a responsabilidade de cuidar e educar as crianças?
Será que lhes é proporcionado espaço, tempo e oportunidade para o brincar?
HIPÓTESE
As escolas estão preparadas para elaborar e aplicar projetos que contém brincadeiras e jogos, para que as crianças possam aprender de uma forma mais inovadora e prazerosa?
OBJETIVOS
1. GERAL: Demonstrar a importância da prática do lúdico, que deve ser transformado num modelo prático de consciência e vivência, com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento da criança.
1. ESPECÍFICOS:
Observar a influência dos jogos lúdicos no processo de aprendizagem das crianças com o objetivo de conscientizar a sociedade envolvida acerca da importância desse trabalho.
Analisar as capacidades e os limites das crianças, a partir da execução de trabalhos que incentivem a prática desenvolvida no cotidiano de cada uma delas.
Executar atividades com o uso de ferramentas práticas e teóricas no dia a dia das crianças.
JUSTIFICATIVA
As crianças da Educação Infantil compartilham um conjunto de situações que lhes é oferecida com frequência e de forma regular, com o objetivo de proporcionar a elas o bem-estar durante o período em que ficam na escola e para que possam construir valores essenciais em termos de interação social, assim como a independência e a cooperação. Ao oferecer um espaço onde possam brincar e dividir esse momento com os outros, a Educação Infantil valoriza a interação com a cultura como eixo que reforça a estrutura da aprendizagem nessa etapa do ensino.
Os jogos são ferramentas lúdicas de aprendizagem que proporcionam, de forma agradável e eficiente, evolução no processo de comportamento e