antropologia
PLANO DE ENSINO – 2/2014
1. IDENTIFICAÇÃO:
Curso: Direito
Turma:
Disciplina: ANTROPOLOGIA JURÍDICA
Carga Horária: 60h/a
Professor: Maria Inês de Brito Ataide
E-mail: inesataide@yahoo.com.br
2. EMENTA:
Estudo dos Conceitos e Fundamentos Básicos da Antropologia e Antropologia Jurídica. Análise da importância dos conhecimentos antropológicos na jurisprudência. Aprofundamento da abordagem antropológica na diversidade cultural e nas relações étnico-raciais. Estudo dos métodos de análise antropológica para a problemática social contemporânea.
3. OBJETIVOS:
Geral:
Reconhecer a importância do ensino da Antropologia Jurídica no universo do Direito para a compreensão das relações jurídico-sociais, habilitando o acadêmico a um aprendizado com formação humanística.
Específicos:
1 - Introduzir de forma ampla a discussão introdutória da problemática antropológica, considerando suas relações com outras áreas do conhecimento.
2 - Avaliar a importância da antropologia cultural e seus métodos de pesquisa, no estudo dos fenômenos sócio contemporâneos.
3 - Estimular nos alunos a análise crítica das mudanças econômicas, sociais, políticas, tecnológicas, psicológicas e culturais ocorridas na sociedade pós-moderna brasileira.
4 – Reconhecer e discutir os efeitos da globalização na cultura brasileira.
4. UNIDADES E CONTEÚDOS:
Globalização e Multiculturalidade; Família e sistema de parentesco; ED: livro Laraia: Cultura: um conceito antropológico; Democracia, Cidadania e Violência - Pensar o Direito e a Diversidade na Contemporaneidade; Organização Social; Filme; Estudo Dirigido (ED); Debate sobre o estudo Dirigido; Cultura e Personalidade; Desvio social.
5. ARTICULAÇÃO COM OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO (INTERDISCIPLINARIDADE)
A Antropologia articula-se com as demais disciplinas do curso por construir uma base epistemológica capaz de nortear o entendimento no campo das relações com os fenômenos jurídicos no contexto