Policiamento orientado ao Problema
CRÉDITOS
PROFESSOR:
Cel PM Cícero, atualmente Cmt da 8ª Região de Polícia Militar da
PMMG - Governador Valadares.
PROFESSOR: Cap PM ALEXANDRE MAGNO de Oliveira
Assessor de Polícia Comunitária do Estado-Maior da Polícia Militar– PMMG
Policiamento orientado para o problema – Módulo 1
SENASP/MJ - Última atualização em 04/03/2009
Página 1
Apresentação
Seja bem-vindo(a) ao curso Policiamento Orientado para o Problema.
Você já parou para pensar como que os problemas “repetidos” na área de segurança pública são resolvidos pela sua organização?
É o momento para os operadores de segurança previrem suas políticas públicas e práticas operacionais. E, principalmente, adequá-las às técnicas já usadas nas empresas privadas, para aperfeiçoar o serviço de segurança pública, que é prestado para a sociedade brasileira.
O policiamento tradicional “não só tem falhado no controle, na prevenção do crime e em fazer do policiamento uma profissão, mas tem promovido uma separação pouco saudável entre a polícia e as comunidades servidas por ela”, conforme atesta Mark Harrison Moore, no livro Policiamento Moderno (EDUSP, 2003). Da mesma forma demonstra a pesquisa do IBOPE realizada em março de 2008. Menos da metade da população brasileira “confia” no serviço da polícia investigativa e ostensiva, respectivamente, 52% confiam na polícia civil e 48% na polícia militar.
A SENASP tem o propósito de apresentar, neste curso a distância, outra estratégia de policiamento, “comprovadamente eficiente”, já utilizada em diversas organizações policiais pelo mundo afora. Este curso foi elaborado para potencializar as tarefas dos operadores do sistema de segurança pública, que devem ser focadas nas causas do(s) problema(s) de segurança, vivido pela comunidade.
Sabe-se que toda sociedade (e a brasileira não é diferente) atravessa por diversos problemas no nível “global”, como desigualdade social, tráfico internacional de