Crimes e Estratégias de Policiamento
CRIMES
POLICIAMENTO.
E
ESTRATÉGIAS
DE
por Salustiano Rodrigues Freire Filho*
BEATO FILHO, C.C. & SILVA, B.F.A. & TAVARES, R. “Crime e Estratégias de
Policiamento”. Dados, vol. 51, 2008.
No presente artigo os autores se propõem a analisarem a relação entre crime e as possíveis estratégias de policiamento aplicadas no espaço urbano, a fim de diminuir os índices de incidência criminal. O Artigo, além de tecer comentários pertinentes quanto ao fenômeno criminal e sua concentração em determinados espaços, traz uma análise de três períodos distintos na Polícia Militar de Minas Gerais e os efeitos de diferentes políticas de segurança adotada por ela alternando entre abordagem orientada para incidentes [ou estratégias tradicionais] e policiamento orientado para resultados [projeto
Polícia de Resultados em Minas Gerais].
Mais tarde citarei os eixos do projeto Polícia de Resultados citados pelos autores do artigo. Por agora, no entanto, deter-nos-emos sobre a gênese dos estudos sobre os espaços urbanos na análise de fatores criminais, isto é, a Escola de Chicago.
Este modelo ecológico de geração do crime busca a compreensão da natureza multifacetada da violência e a identificação dos fatores que influenciam o comportamento do indivíduo aumentando o risco de que ele cometa violência ou de que seja vítima dela. A análise ecológica das distribuições dos delitos criminais em centros urbanos nos conduz a questões de natureza prática e teórica [...] Muitas pessoas gostam de referirse ao fenômeno da explosão da criminalidade em grandes centros urbanos.
___________________
*Especializando em Gestão em Segurança Pública Pela Universidade de Brasília (UnB).
E-mail: salustiano25777@hotmail.com
2
Salustiano Rodrigues Freire Filho
Mais correto seria falar em implosão, pois ocorre em áreas específicas, no interior das comunidades, onde vítimas e agressores são originários do mesmo espaço e nele coabitam. (Ibid., 2008, p. 690).