brincar com crianças
Refletir sobre o brincar como uma das principais linguagens da criança, são trocas de muitas experiências e conflitos. Brincando as crianças aprendem e desenvolve suas capacidades importantes além de suas funções simbólicas. Através das brincadeiras e jogos o educador cria ações pedagógicas, que tem objetivo a aprendizagem e seu desenvolvimento, pois criar situações onde as crianças vivenciam experiências de aprendizagem e conhecimento, criadas por elas mesmas, no qual elas vão proporcionar e vivenciar as crianças para um mundo repleto de descobertas. O objetivo de aprendizagem no ambiente escolar, é levar as crianças quando elas brincam a transmitir ao educador, como e de que forma estão se desenvolvendo e aprendendo. Assim podendo suas ações sobre elas, seu desenvolver durante a prática pedagógica algumas habilidades: a linguagem, o raciocínio, a memória, a atenção, a criatividade, a coordenação motora e suas funções cognitivas. Assim vemos as crianças brincando, aprendendo e se desenvolvendo através das brincadeiras, brinquedos e jogos.
Ao brincar a criança começa a desenvolver a motivação, as habilidades, coordenação motora, organização espacial entre outras. “À função lúdica do jogo ocorre quando o brinquedo proporciona diversão, prazer e até desprazer, ao ser escolhido pela criança.”
“Quando as crianças brincam, observa-se satisfação que elas experimentam ao participar das atividades. Sinais de alegria, risos, certa excitação são componentes desse prazer, embora a contribuição do brincar vá além de impulsos parciais.” Cória Sabini (2004, p27)
“As regras, no jogo, representam o limite, o que pode e o que não pode, e nesse sentido regulam as relações entre as pessoas.”