a criança, o brincar e a brinquedoteca
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 cONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O seguinte texto fala sobre a importância do brincar na vida de um ser humano, que as crianças principalmente tem o direito de brincar, pois a construção do conhecimento de forma lúdica é adquirida de forma mais intensa pela criança.
Com a valorização da criança como um sujeito, visto como o ator principal e que através das brincadeiras ele desenvolve o seu lado afetivo, cognitivo, social e suas habilidades para que vivam em sociedade , se valoriza também o brincar, a ludicidade, os jogos e as brincadeiras.
Com isso surge a brinquedoteca, primeiro como forma de empréstimos de brinquedos, para depois se tornar um espaço de apoio a aprendizagem, a socialização, a recuperação de doenças ou apenas uma oportunidade de um livre brincar para aqueles que não tem condições de comprar brinquedos.
2 DESENVOLVIMENTO
Com as constantes mudanças que ocorrem em nossa sociedade, ocorrem mudanças também na formação familiar e na organização econômica dessa família. A criança já não é vista como um mini adulto, mas como um sujeito que precisa de cuidados, de um olhar voltado a ele e com direitos definidas em lei. As mães que antes ficavam em casa criando e educando seus filhos, hoje está inserida no mercado de trabalho, por necessidade de auxiliar também na economia doméstica e pelo avanço da luta das mulheres por igualdade de direitos, precisando as mãe deixarem os filhos em creches e escolas.
Em épocas atrás, era comum ver crianças brincando nas ruas, brincando de casinha, de cozinhar, de ir trabalhar(os meninos), de escolinha, , de pular corda, de sapata, e de outros vários jogos e brincadeiras que não se veem mais. Atualmente com a violência as crianças ficam trancafiadas em casa em frente ao computador ou a televisão, não tendo