Iniciativas sustentaveis
Dados da Associação Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) revelam que, em 2010, cerca de 47% das embalagens de vidro foram recicladas no Brasil. O índice equivale a quase 470 mil toneladas do material. Em países da Europa Central, como Alemanha e Suíça, as taxas de reciclagem chegam a 87% e 95%, respectivamente, o que demonstra que muito ainda pode ser feito aqui no Brasil. O vidro é 100% reciclável. Com uma tonelada de caco é possível fabricar uma tonelada de novas embalagens de vidro sem perda, o que torna o ciclo de reciclagem do vidro infinito. Além disso, a energia utilizada para fabricar um produto com o caco é 20% menor se comparada à energia gasta no processo de fabricação de vidro com matérias virgens.
Outro fator de destaque entre as vantagens da reciclagem do vidro é a redução na emissão de CO2. A cada seis toneladas de vidro reciclado deixa-se de emitir, em média, uma tonelada de dióxido de carbono. A Cisper, empresa do Grupo O-I (Owens-Illinois Inc.), é a maior fabricante de embalagens de vidro do mundo e trabalha com vidro reciclado proveniente da própria fábrica e de cacos comprados de clientes, cooperativas e sucateiros.
O caco de vidro, recuperado no processo da logística reversa, é 99,9% oriundo de embalagens pós consumo e é reciclado pela empresa transformando-se novamente em garrafas de vinho, refrigerantes, copos e taças, que são colocados à venda no mercado, apresentando perfeita qualidade. Entre os produtos da Cisper, 100% deles são elaborados com material reciclado. A empresa também possui um departamento para tratar somente de sustentabilidade, que desenvolve ações e campanhas de divulgação entre os fornecedores, clientes e colaboradores.
“A O-I lidera o setor no uso de vidro reciclado. As unidades da empresa empregam em torno de 37% de vidro reciclado na produção. Algumas unidades europeias, por exemplo,