Breve biografia de Van Gogh
Curso: Letras
Período: 1º
Aluno: Gabriel de Melo
30 de março de 1853, dia em que na Holanda nascera Vincent Van Gogh. Filho de um pastor calvinista, foi uma criança um tanto rebelde e insociável. Após sair da escola aos 16 anos, trabalhou por dois anos com o tio em uma galeria de arte, se mudando depois para Londres na tentativa de seguir os passos do pai. Lecionou em uma escola dominical, e de lá, fora transferido como pastor a uma cidade de mineração no sul da Bélgica.
Van Gogh largou seus aposentos confortáveis na paróquia em que residia, e foi morar em uma casa simples, assim como viviam os membros de seu rebanho. Lá, buscou refúgio da solidão que enfrentava através de suas pinturas, arte que dominava como ninguém, sendo ele próprio que a desenvolvera sem que alguém o ensinasse. Pouco depois, abdicou de seu pastoril e dedicou-se à pintura integralmente.
Embora sempre tenha recebido auxílio financeiro do seu irmão Theo, foi morar com uma prostituta chamada Christine – que muito influenciou suas obras. Ela já tinha um filho e estava perto de dar-a-luz a outro, no entanto, Van Gogh agregou-se a eles e formou uma família para si. Após dois anos, devido à pobreza que enfrentava, o relacionamento sucedeu à separação, e ele retornou a morar com a família no interior da Holanda, onde em 1885 pintou sua primeira obra-prima, Os comedores de batatas.
Devido a conflitos com os familiares que voltara a morar, em 1886 mudou-se para viver em Paris com seu irmão, que estava a trabalhar na venda de quadros pintados por artistas da época, o que fez Van Gogh se apaixonar pelo impressionismo de imediato. Conheceu vários artistas, como Claude Monet e Paul Gauguin, este último tornou-se amigo pessoal de Vincent. E esta foi uma das épocas mais felizes de sua vida.
Ainda em Paris, sua arte, no entanto, foi muito rejeitada e incompreendida por outros pintores, e ele logo desejou desfazer-se daquilo, demonstrando profundo lamento pela situação ao irmão Theo. E em