Vicent Van Gogh
Isabel Nogueira História da Arte Márcio Carvalho Nº 20120342
Índice
Introdução pág.3
Van Gogh pág.3 à 9
Expressionismo pág.9
Vida e Obra pág.10 à 13
Conclusão pág.14
Bibliografia pág.15
Introdução
Van Gogh é considerado um dos principais representantes da pintura mundial. Ele é considerado um dos maiores pintores de todos os tempos. Foi o precursor da pintura de vanguarda. Nasceu na Holanda, no dia 30 de Março de 1853. Teve uma irmã e um irmão chamado Theo. Com este irmão, estabeleceu uma forte relação de amizade. Através das cartas que trocou com o irmão, os pesquisadores conseguiram resgatar muitos aspectos da vida e do trabalho do pintor.
Vincent Van Gogh (1853-1890)
Van Gogh foi um pintor holandês que viveu uma vida tão breve e trágica. Rebelde, inclinado à solidão, até mesmo insociável, Van Gogh é um desajustado no seu lar, em sua terra e em sua sociedade. Desde jovem, tem dificuldade em se adequar aos padrões e passa por diversos trabalhos, até que descobre sua verdadeira aptidão, a pintura. É ajudado por seu irmão mais novo Theodore, a quem chama carinhosamente de Theo. Foi seu amparo afectivo, emocional e económico. Em 1876, vive suas primeiras crises nervosas e tem na religião um refúgio. Resolve ser pastor. Mas nem assim ele se aquieta.
Quando resolve pintar, é ajudado pelo irmão Theo, que neste período é um dos dirigentes da Galeria Goupil. Theo está em Paris, o centro artístico. Com o dinheiro que ele manda, Van Gogh estuda anatomia e perspectiva. Resolve pintar a sua terra e os homens simples.
Era um artista excepcional que foi buscar na própria natureza, o colorido, as formas revoltas, as árvores farfalhudas, as casas solitárias, os