Vicent Willen Van Gogh
A obra "Noite Estrelada", de Vincent Van Gogh é uma das obras mais conhecidas do artista. Tal obra foi terminada em 1889, enquanto Van Gogh estava em um asilo e atualmente se encontra no Museu de Arte Moderna em Nova Iorque. Nesta obra foi utilizado tinta à óleo sobre tela, a pintura tem uma certa profundidade, porém não há sensação de volume. Com pinceladas curvilíneas e não contínuas (pontilhismo), uma das principais características das obras de van Gogh. O autor apresenta nessa obra um relação com o Sagrado e com a espiritualidade através dos astros encontrados no alto da tela, nessa época Van Gogh estava cada vez mais religioso. O artista usou cores fortes, principalmente o azul e o amarelo para representar a luz (astros - cores amarelas) ou a ausência dela (céu e cidade - azul). Nesse período o artista rompe com a fase impressionista que vinha utilizando, desenvolvendo um novo estilo próprio. Pode-se dizer que essa obra é pós-impressionista. A obra foi terminada em 1889 enquanto van Gogh estava em um asilo.
CONTEXTO HISTORICO
A rigor, a obra de Vincent van Gogh não pertence a nenhuma corrente artística específica. Na falta de uma classificação mais precisa, costuma-se incluí-la no rótulo genérico do pós-impressionismo, termo criado posteriormente para definir um grupo de artistas, de diferentes estilos e tendências, surgidos no final do século 19. Ao provocar uma ruptura com seus antecessores, anteciparam alguns pressupostos da arte moderna do século 20.
O impressionismo originara-se em Paris, entre 1860 e 1870. A invenção e a popularização crescente da fotografia impuseram aos artistas um dilema incontornável: qual a função que restava à pintura, se o novo invento era capaz de retratar o "real" com a maior fidelidade possível? Como solução para o problema, os impressionistas propunham que as artes plásticas, em vez de sucumbir diante do advento da fotografia, deveria superar a fase realista e se concentrar em formas subjetivas de