Break even
Lays Gabriela da Silva
Valesca Rodrigues Guassi
Ponto de Equilíbrio: Break - Even Point
Americana
2012
Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Lays Gabriela da Silva
Valesca Rodrigues Guassi
Ponto de Equilíbrio: Break - Even Point
Trabalho apresentado como requisito parcial para
Obtenção de aprovação na disciplina de Teoria Administrativa, no curso de Administração de Empresas, na Universidade
Salesiana de São Paulo.
Orientador: Profº Ms. José Antonio Padoveze.
Americana
2012
Resumo
A administração de empresas se defronta diariamente com mudanças significativas, envolvendo mudanças nas variáveis preços de venda, custos variáveis, custo fixo, volumes de venda e meta de lucro. Em uma visão moderna, o Ponto de Equilíbrio é o nível operário da empresa onde as receitas cobrem os gastos. Neste contexto, o ponto de equilíbrio é um instrumento de fácil interpretação que ajuda na análise da empresa. O ponto Break Even define-se quando um investimento gera um resultado positivo ou quando um ponto de venda ou rendimentos se iguala a despesas.
Palavras Chave: Contabilidade. Mudanças. Variáveis.
Sumário
INTRODUÇÃO 4 1 Break – Even 5 1.1 Determinação do Break – Even 6 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
Break – Even Point (no português: Ponto de Equilíbrio) é a representação de quantidade bens e serviços em que uma organização precisa vender para que suas receitas igualem-se as despesas (inclusive custos fixos e custos variáveis) de maneira que ela possa produzir e vender a mesma quantia.
Para conhecer melhor o quanto ela teria que produzir para que os custos com a produção sejam apenas cobertos, o Ponto de Equilíbrio vem para demonstrar isso através de fórmula que deixam clarividente o quanto a organização precisaria produzir para atingir um patamar no qual não sairia no prejuízo.
O conceito é usado para que as empresas possam ter a noção da quantia de que