Break Even Point
Alunos do Curso Superior de Tecnologia em
Gestão Logística, do 3º Semestre.
Existem algumas questões pertinentes tanto para empresas em fase inicial, como as que estão passando por dificuldades, tais como:
• Qual o nível de vendas a ser atingido para que meu negócio passe a ser lucrativo?
• Quais custos aumentarão ou se manterão quando houver um aumento no volume de vendas? • Qual o preço a ser praticado para que eu recupere meus custos?
Para sanar essas questões as empresas podem utilizar o Break-even Point.
Break-even Point (BEP) é uma expressão inglesa que designa um ponto de equilíbrio nos negócios (um nivelamento de produção e/ou volume de vendas, despesas e receitas) em que não há perda nem ganho, nem lucro nem prejuízo. O Break-even Point é considerado o ponto onde não existe ganho nem perdas, é o momento em que uma empresa deixa de perder dinheiro e passa a ganhar e a equilibrar o capital investido. Ela é uma ferramenta importante, pois além de permitir a análise de viabilidade de um negócio, também possibilita o controle dos resultados.
Observa-se que a maioria das empresas, geralmente, consideram apenas os custos diretos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço, no entanto, além dos custos diretos, devem ser considerados também aqueles que têm forte impacto na rentabilidade do seu negócio.
Para se determinar o Break-even Point alguns dados devem ser considerados conforme a seguir: 1.) Custos variáveis
Os custos variáveis correspondem basicamente ao custo para produzir seu produto ou para executar seu serviço. Quanto mais você vender, maiores serão seus custos variáveis.
2.) Custos fixos
Alguns custos se mantêm independentemente do seu volume de vendas. Aluguel é um bom exemplo de custo fixo.
3.) Vendas
Corresponde ao montante obtido pela comercialização dos seus produtos ou serviços.
4.) Margem de contribuição
A margem de