brasil
Até que chegou o índio Pedro Missioneiro, e que lentamente foi crescendo na sua condição de macho
E, numa tarde, ela se considerou pronta e foi ate a barraca do índio, o Pedro Missioneiro. E lá aconteceu algo que Ana queria.
Os dias seguintes foram de medo, vergonha e depois disso, logo soube que estava grávida. Carregou o segredo o quanto pôde, mas um dia, não se contendo mais, revelou tudo à mãe. Dona Henriqueta nem teve tempo de consolá-la: e o pai ficou sabendo, convocou os dois filhos, e esses mataram Pedro Missioneiro.
Logo aconteceu o nascimento do filho de Ana Terra e, Dona Henriqueta assistiu-a, cortando o cordão umbilical do menino Pedro.
Mesmo assim, os pais e irmãos não tomaram conhecimento do novo ser que habitaria o rancho
Depois disso, sua mãe morreu, mas esta morte não abalou muito à Ana. Então vieram vários castelhanos e invadiram a casa. Ela foi estuprada várias vezes, e ao acordar de seu desmaio,ela encontrou o pai, o irmão Antônio todos mortos.
Então ela conheceu um forasteiro e aceitou o convite iniciar uma nova vida, e uma longa viagem a levou para um planalto. Lá ela construiu uma casa, morando com seu filho, que logo teve que ir para uma guerra contra os castelhanos. Voltando da guerra vivo, casou-se com uma moça, teve um filho e logo teve que voltar para a guerra, com o compromisso de voltar vivo, pois agora ele tinha uma mulher e um filho para cuidar.