Jogos esportivos
Apresentam uma grande importância técnica-tática, fazendo com que o atleta/aluno elabore planos de situações de acordo com as ações técnicas adquiridas, em busca da melhor estruturação motora para atingir um objetivo.
Nos JEC são exigidos um raciocínio individual e coletivo, capacidades cognitivas e tomada de decisão, capacidades perceptivas, físicas, psicológicas, cognitivas, coordenativas, motoras, técnico-táticas entre outras.
"Os JEC são dotados dos elementos constitutivos do rendimento esportivo em uma contínua relação no contexto tático-situacional "(Morales,2007), e também de um contexto ambiental composto de estratégias , devida à elevada imprevisibilidade, aleatoriedade e variabilidade onde, os atletas devem apresentar tomadas de decisões altamente eficazes . Como exemplo desses jogos podemos citar o basquete, o handebol, vôlei, futsal futebol, entre outros.
De acordo com Garganta (2000), diz que “no contexto dos jogos desportivos, jogadores e equipes, face a determinadas formas de oposição e baseados na coesão coletiva procuram, na maior economia possível de meios e processos, a partir do efeito surpresa, criar oportunidade para fazerem com que o móbil do jogo atinja, com êxito, o alvo adversário e evitarem que atinja o seu”.
Os métodos utilizados para o aprendizado dos JEC podem ser realizados através de:
Pequenos jogos, onde são utilizados jogos para desenvolver a compreensão do jogo com maior objetividade. Jogos situacionais, composto por jogadas básicas extraídas de situações padrões de jogo, com aspectos técnicos importantes. Estruturas funcionais, que objetiva-se o trabalho de opções técnico-táticas frente a diferentes estruturas da ação nas situações de: 1X0, 1X1, 1X1+1, 2X1, 2X2,