taylor
Frederick Winslow Taylor (1856- 1915) - Engenheiro mecânico norte- americano mais conhecido como pai da Teoria científica do trabalho. Teoria que esteve na origem de uma verdadeira revolução do sistema produtivo no início do século XX.
Em 1898, Taylor foi convidado a estudar a eficiência do processo de carregar vagões com lingotes de ferro, que era na época um desafiador processo de produção. Onde os operários eram contratados para carregar em média por dia 12,5 toneladas individualmente, que era o máximo que se conseguia.
Taylor então adotou uma combinação de pagamento elevado, proporcional à quantidade movimentada, fez a seleção dos melhores trabalhadores e orientação para realizar as tarefas. Foi aí que descobriu que homens de físico adequado conseguiriam aumentar a quantidade de toneladas movimentadas, desde que os supervisores os obrigassem a descansar em intervalos frequentes. Com isso, os homens passaram, a movimentar em média 47,5 toneladas por dia.
Comprovou então, que os níveis mais elevados de produtividade resultam da utilização eficiente da energia: Trabalhar menos e produzir mais.
Taylor produziu um acervo de livros e artigos que contribuíram sumariamente na ciência da administração. Rompendo culturas, décadas e revolucionando conceitos de administração mundial.
The One Best Way : Federick Winslow Taylor and the Enigma of Efficiency, de Robert Kanigel. Trata- se de uma biografia de Taylor, que pontua toda sua trajetória e o classifica como guru supremo do mundo da administração, coloca-o ao lado de Freud e Darwin em importância do século XX.
“O Taylorismo é o germe de todas as prospostas que vieram depois pra formatar racionalmente o ato de se produzir qualquer coisa. Taylor era ambivalente com relação ao papel das pessoas, e parte do fascínio e da natureza polêmica de suas idéias vem daí.”
Taylor também introduziu o conceito de que: Trabalhador faz gerente pensa e planeja. Ou seja, o trabalhador executa e só. O que é até