Brasil e Violência
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Mariana Gomes Fouyer
RESUMO: Brasil e Violência
Juazeiro
2014
Mariana Gomes Fouyer
RESUMO: Brasil e Violência
Trabalho apresentado a Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Campus Juazeiro , como requisito da obtenção do título da Disciplina de Metodologia Científica.
Orientador(a): Prof. Fernando Scherer
Juazeiro
2014
Aviolência não é exclusividade da sociedade brasileira, existem particularidades em suas manifestações, que segundo o autor, nos ajudarão a entender as várias formas de como ela se manifesta.
Inicialmente é preciso compreender a formação do Estado brasileiro, ou seja, deverão ser levados em conta as memórias históricas do processo de constituição de nosso estado, que foi carregado de violências contra índios, negros, mulheres e os pobres em geral. Vale ressaltar que, foi no processo do Brasil Colônia para a República que nosso Estado não superou os principais problemas sociais, econômicos e culturais.
A uniformização da modernidade não conseguiu, nem de longe, agregar a nossa formação nacional efetivamente, com justiça social, os negros, índios, mulheres e a população pobre em geral, não conseguiram acompanhar as demandas provocadas pelo processo de urbanização e de industrialização, provocando, segundo o autor, contínuos e graves conflitos, causando um quadro excludente, violento e preocupante no Brasil.
Mas, como buscar as possíveis origens do processo e da disseminação da violência? O autor busca explicar essa indagação em vários aspectos: históricos, institucionais, econômicos, políticos e culturais.
A análise histórica e institucional viabiliza o Modo de Produção Capitalista em nossa sociedade e, o projeto político por intermédio da democracia representativa e liberal, tendo como marco, a