concreto alto desempenho
Entre os materiais de construção, certamente o concreto armado é um dos mais utilizados. Atualmente nota-se a necessidade crescente de um concreto mais resistente estruturalmente, após anos de pesquisa, desenvolveu-se um material de alta resistência mecânica, maior durabilidade, trabalhabilidade e resistência aos agentes agressivos, chamado de Concreto de Alto Desempenho – CAD.
Os estudos sobre esse concreto produziram resultados eficientes. Com o desenvolvimento de aditivos químicos, aperfeiçoou-se o CAD como material de construção, incentivando a pesquisa sobre materiais pozolânicos, já que a ação combinada destes dois produtos gerou um aperfeiçoamento do concreto.
A utilização de rejeitos industriais, com propriedades pozolânicas, reduziram o custo e a quantidade de energia consumida na produção do concreto, contribuindo assim para a preservação ambiental.
Outra importante característica que passou a ser exigida desse material é a durabilidade. Porém o CAD teve que superar a desconfiança e o conservadorismo de engenheiros e arquitetos, além de sua baixa disponibilidade comercial, as limitações impostas pelos códigos de obra e a falta de conhecimento sobre o seu comportamento em longo prazo.
Hoje em algumas regiões brasileiras o CAD é empregado em pilares de edificações, em pontes e obras de arte especiais, peças pré- fabricadas, pisos e pavimentos ou em recuperações estruturais entre outras.
2. Materiais Empregados na Produção
Para atingir um concreto com resistência a compressão de 50 a 75 MPa pode se usar a maioria dos cimentos disponíveis atualmente, porém alguns tipos de cimentos não podem ser usados para fazer um concreto de alto desempenho com resistência entre 75 e 100 MPa. E Poucos tipos de cimentos podem ser usados quando se deseja atingir resistências superiores a 100 MPa. Os fatores mais importantes relacionados a esse material são: a natureza, a uniformidade e a dosagem.
Alguns têm bom desempenho quanto á resistência final,