Violência no Brasil
Sumário 1
Conteúdo 2
Tipos de Violência 3
Violência contra a mulher: 3
Violência Sexual: 4
Violência Urbana: 4
Bullying: 4
Violência doméstica: 5
Negligência: 5
Violência Física: 5
Violência Psicológica: 6
Violência Verbal: 6
A violência no Brasil, seu Sistema Carcerário e a Impunidade 6
Sistema Carcerário 9
A Impunidade em todas as faixas etárias 11
Países com Baixo Índice de Criminalidade 14
Soluções e Projetos que devem ser adotados em combate à Violência 14
Relato de Caso sobre Violência: O Sequestro de Eloá e Nayara 15
Tipo de Violência que Eloá sofreu 17
Conclusão 18
Bibliografia 20
Introdução
Violência significa usar a agressividade de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte, trauma psicológico, invadir a integridade física ou psicológica e até mesmo a vida de outro. É um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa, ser vivo ou dano a quaisquer objetos. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.
O tema da violência em geral e o da criminalidade em particular têm merecido crescente atenção nos últimos anos. Nos últimos anos, a sociedade brasileira entrou no grupo das sociedades mais violentas do mundo. Hoje, o país tem altíssimos índices de violência urbana (principalmente nos grandes centros urbanos, como assaltos, sequestros, latrocínios, entre outros.); violência doméstica; violência familiar e violência contra a mulher.
Uma das maiores causas da violência urbana no Brasil é a desigualdade social. Ela é o grande contexto, onde vive a população mais atingida por esse problema: as pessoas entre 15 e 24 anos. Desde o início do ano, em média dez menores de idade são apreendidos por dia, envolvidos em ações violentas, só em SP. Em todo o estado, os crimes com a participação de adolescentes cresceram mais de 70% nos últimos cinco anos. E o pior de tudo: saíram impunes de seus atos. A impunidade tem sido também um