Brasil: um país sem preconceito?!
É visível para todos nós brasileiros que nosso país até então sempre foi um dos mais preconceituosos do mundo. A sociedade conservadora está a cada dia sofrendo mais derrotas, sejam nos tribunais ou nas formas de expressão... Acabamos de ter a união civil estável dos homossexuais reconhecida e também o direito à liberdade de expressão, no caso da marcha da maconha, também concedidos pelo Supremo Tribunal Federal.
Cada vez mais ouvimos ou vemos no rádio e na tv que homossexuais assumidos foram assassinados ou agredidos por pessoas totalmente homofóbicas; o índice de mortes por homicídio contra essas pessoas é o maior do mundo no Brasil.
Entendemos que o direito ao livre arbítrio e o uso das leis que colocam todos iguais perante a sociedade, pela constituição, não está sendo cumprido!
O preconceito no Brasil, hoje, não se reduz somente aos homossexuais ou aos usuários de drogas, os negros e os nordestinos também são alvos dessas pessoas sem respeito e moral. Nem mesmo a liberdade de expressão está sendo respeitada. Temos ainda muito a aprender com as diferenças sociais e intelectuais, temos de saber respeitar as diferenças, não é aceitar, mas sim ter respeito para que possamos também ser respeitado.
O preconceito sobrevive e somente com investimentos na área de educação e a punição para atos discriminatórios podem diminuir cada vez mais a ideologia racista predominante. Não é o sucesso de alguns negros que vai abrir o caminho para os outros, da mesma maneira que não é reservando cotas em faculdades, mas sim a melhoria do ensino público que podem diminuir a diferença entre a média da população de quaisquer raças que consiga atingir o ensino superior.