Repensar a questão racial no brasil: uma alegoria histórico-cultural
INESSA ROSA DE AMORIM
LARICE LEMES CAIXETA
REPENSAR A QUESTÃO RACIAL NO BRASIL:
Uma alegoria histórico-cultural
UBERLÂNDIA
2012
INESSA ROSA DE AMORIM
LARICE LEMES CAIXETA
REPENSAR A QUESTÃO RACIAL NO BRASIL:
Uma alegoria histórico-cultural
Trabalho apresentado à disciplina de Antropologia Jurídica como requisito essencial para aprovação nesse componente curricular do Curso de Direito da Universidade de Uberaba.
Professor: Júlio C. de Oliveira
UBERLÂNDIA
2012
“Imaginemos um destes cativos desatado, obrigado a levantar-se de repente, a volver a cabeça, a andar, a olhar firmemente para a luz. Não poderia fazer tudo isso sem grande pena; a luz, sobre ser-lhe dolorosa, o deslumbraria, impedindo-lhe de discernir os objetos cuja sombra antes via.”
(Platão, 1956)
“O Brasil é um inferno para os negros, um purgatório para os brancos e um paraíso para os mulatos”.
(Antonil, 1986)
RESUMO
O presente trabalho visa repensar a questão racial no Brasil, para isto iremos nos basear nos questionamentos feitos ao longo do capítulo V “O discurso racialista e construção do Brasil como um país mestiço”, da obra Interpretações do Brasil. Além de se buscar respostas para tais questionamentos, é preciso pensar na questão racial no Brasil de forma mais crítica, por isto buscaremos no Mito da Caverna de Platão, um direcionamento para discutir esta questão. Além de explorar outros teóricos importantes na construção de um novo olhar sobre esta questão, pois é o “repensar”, um novo olhar sobre a mesma coisa, que nos levará a refletir melhor sobre a questão racial no Brasil, que vai além do contexto histórico-cultural e passa a ser uma questão de cunho social e política.
PALAVRAS-CHAVE: racismo; Brasil; mito; democracia; mestiço.
RETHINKING THE RACIAL ISSUE IN BRAZIL: a cultural-historical allegory
ABSTRACT: The present work aims to rethink the racial issue in Brazil, for that we based on inquiries made