cONTABILIDADE
Trabalho Escravo na Atualidade
Walter Brambila Jr.
Nova Odessa
2014
INTRODUÇÃO
Os índices de liquidez fazem um estudo sobre a capacidade financeira de uma empresa em satisfazer os seus compromissos junto com terceiros, fazendo0 uma comparação entre os direitos realizáveis e as exigibilidades. A Capacidade de pagamento abrange os índices de liquidez corrente e índice de liquidez seca, caracterizados com a capacidade de pagamento a curto prazo, índice de liquidez geral, representando a capacidade de pagamento a longo prazo e índice de liquidez imediata, a qual corresponde a capacidade de pagamento em prazo imediato. Cada um possui sua particularidade fornecendo informações diferentes sobre a situação financeira de uma empresa, no entanto índices não podem ser analisados isoladamente.
Uma empresa possui altos índices de liquidez, mas mantém mercadorias estocadas por períodos elevados recebe com atraso suas vendas a prazo ou mantém duplicatas incobráveis na conta Clientes poderá ter problemas de liquidez, ou seja, poderá ter dificuldades para honrar serus compromissos nos vencimento.
No geral, a liquidez decorre da capacidade da empresa ser lucrativa, da administração de seu ciclo financeiro e das suas decisões estratégicas de investimento e financiamento.
LIQUIDEZ GERAL
Conforme Marion (2006, p. 89), a liquidez geral “[...] mostra a capacidade de pagamento da empresa a longo prazo, considerando tudo o que ela converterá em dinheiro (o curto e longo prazo), relacionando-se com tudo o que já assumiu como dívida.”
A liquidez geral tem caráter exclusivo de comparar os ativos, menos o permanente em relação aos passivos. Não considera a qualidade dos recebíveis e o grau de incerteza de conversão de estoques em recursos de caixa.
Indica a liquidez econômica em longo prazo. Assaf Neto, (2007, p. 191) afirma que, “Esse indicador revela a liquidez, tanto a curto como a longo prazo. De cada $ 1 que a empresa