brasil um pais sem preconceito?
Todos os dias, vemos propagandas e campanhas por aí contra o racismo, isto é, pessoas que se acham superiores á outras simplesmente pela cor de pele ou pela aparência física, ou até pela opção sexual. É muito bom ouvir que o Brasil é um país tolerante e que convive bem com as consequências, mas será que isso é mesmo verdade?
É muito comum hoje em dia ricos que se consideram mais importantes do que pobres, brancos que se consideram mais importantes que negros, entre muitos outros. Temos no Brasil as cotas para negros, o que demonstra ainda mais que é um país extremamente racista, e que acha, que os negros não tem a mesma capacidade que os brancos. Por mais que se diga que todas as pessoas são iguais, independente da cor de sua pele, o racismo continua existindo. Músicas, brincadeiras, piadas e outras formas são usadas para discriminar os negros. Até mesmo a violência se faz presente, sem nenhum motivo lógico.
As escolas fazem sua parte criando disciplinas que mostram a importância que cada cultura tem para a cultura geral do país. E educando as crianças para que não cometam os mesmos erros dos mais velhos, pois preconceito se aprende, ninguém nasce com ele.
Cada pessoa pode fazer a sua parte, acabando com qualquer tipo de discriminação que existe, com qualquer tipo de preconceito que sente, percebendo que todos nós somos iguais, independente de raça, idade, condição social ou opção sexual. Esse é o primeiro passo para que o país consiga se tornar um país sem preconceito, pois sem isso, não vai a lugar algum.