Preconceito linguístico
Primeiras palavras
O preconceito lingüístico entre a língua e a gramática normativa, porém a gramática não é a língua.
- O autor Marcos Bagno descreve a língua como um enorme icebergue flutuando no mar do tempo, e a gramática normativa é apenas uma tentativa de descrever uma parcela mais visível dele, a chamada norma-padrão.
A mitologia do preconceito lingüístico
- Nos dias de hoje há uma forte tendência a lutar contra as mais variadas formas de preconceitos. Porém, esse combate não tem atingido um tipo de preconceito comum na sociedade brasileira: o preconceito lingüístico. O Estado brasileira, vemos com grande satisfação o surgimento de instituições oficiais de combate ao preconceito, porém, nenhum se referindo ao preconceito lingüístico, que defenda e valorize a diversidade da lingüística do português.
Mito n° 1
" O português do Brasil apresenta uma unidade surpreendente"
São faladas no Brasil mais de duzentas língua diferentes. O maior mito é a ilusão das instituições voltadas para a educação que acreditam na "unidade" do português brasileiro. É necessário que estas instituições reconheçam a diversidade lingüística de nosso país, para melhorar o ensino em nossas escolas.
Mito n° 2
" Brasileiro não sabe português / Portugal se fala português "
Temos o sentimento que ainda somos uma colônia dependente de um país mais antigo e civilizado. É a concepção torpe segunda a qual o Brasil não é um país de raça "pura", mas sim resultado de uma mistura. Assim uma raça que não é "pura" , não poderia falar uma língua "pura" .
O brasileiro sabe português , o que acontece é que nossos português é diferente do português de Portugal.
Se compararmos o tamanho do país e a quantidade de falantes, Brasil e Portugal, nosso país é 92 vezes e meia maior que Portugal e nossa população é quase vinte vezes superior. Não tem sentido, portanto , continuar alimentando a fantasia de que os portugueses são os verdadeiros "donos" da