Brasil nos Estados Unidos: uma análise sobre a inserção internacional
Os autores Elimar Kröner Teixeira e Yeda Swirski de Souza, buscaram através de seu estudo, analisar os aspectos que são característicos da internacionalização de empresas brasileiras nos Estados Unidos, pegando como base o ramo alimentício por trazer fortemente consigo características étnicas. Eles se propõem a compreender e analisar fatores limitantes e pontos favoráveis aos brasileiros que buscam em se aventurar em terras americanas, as empresas analisadas na investigação cientifica foram as churrascarias fogo de chão e churrascaria porcão.
Conforme Teixeira e Souza as duas churrascarias analisadas, eram pequenas empresas regionais que buscavam resgatar a culinária gaúcha e tinham como diferencial a qualidade de serviço design de ambiente e preços superiores aos demais concorrentes, buscando crescer a churrascaria fogo de chão abriu uma nova sede em São Paulo onde em pouco tempo conquistou uma clientela fiel, empolgados com o sucesso decidiram levar o churrasco gaúcho além das fronteiras brasileiras e abriram uma filial nos Estados Unidos e em pouco tempo conquistaram diversos prêmio importantes, e para comprovar que esta ideia deu certo atualmente possuem 22 churrascarias 16 nos Estados unidos e 6 no Brasil.
De acordo com os autores este sucesso deve-se a cultura impactante e marcante dos gaúchos, com sua tradição do chimarrão, churrasco e folclore únicos e conhecidos por todos cativam as pessoas. A churrascaria fogo de chão não é simplesmente mais uma churrascaria, mas sim um pedaço do Rio Grande do Sul em cada lugar em que se instalam, pois se preocupam com cada detalhe dez de a decoração, até design e atendimento típicos do Rio Grande. Conforme o estudo apresentado pelos autores, os fatores culturais podem ter grande influencia no sucesso ou não de seu negocio, conforme analise dos mesmos o sucesso da churrascaria fogo de chão muito se deve aos