Brasil Imperial-Bóris Fausto
O império brasileiro do ponto de vista político se divide em três fases, que são: -- 1º Reinado: D.Pedro I foi imperador até 1831.
- Período regencial: se estende até 1840
- 2º Reinado: Brasil é governado por D.Pedro II e termina em 1889 com a proclamação da república. Entretanto a independência não saiu de graça, o país foi obrigado a pagar uma indenização para Portugal para compensar pela perda de sua colônia.Como não havia recursos brasileiros para fazer a negociação foi contraída a primeira divida externa do Brasil independente com a potente Inglaterra,como se o país simplesmente tivesse trocado de dono.
Com a independência o Brasil passou a ter a demanda de uma constituição brasileira,um Estado que tivesse seus órgãos de representação ,suas instituições ,seus poderes e relações exteriores.Houveram algumas lutas ,principalmente da Bahia,mas de maneira geral a independência foi um processo mais pacifico em relação aos outros países da America Latina no que diz respeito a emancipação.O Brasil se diferencia também pelo fato de que manteve a unidade de seu espaço geográfico,não se fragmentando.
Para a elite o império,manter a escravidão era primordial que deveria ser mantida o maior tempo possível de acordo com seus interesses.
Logo depois da independência se elegeu uma assembleia, chamada de constituinte porque ela iria aprovar uma constituição imperial, mas houve uma grande desavença entre os membros eleitos da assembleia e D,Pedro I,resultando na dissolução da assembleia por parte de D.Pedro. Esse assumiu a missão de dar ao Brasil a sua 1º constituição que foi feita de forma impositiva e autoritária a sociedade.Devido a um período de