Resumo do livro: História da civilização ocidental
PROF. ADILSON JOSÉ FRANCISCO
DISCIPLINA: FORMAÇÃO DAS SOCIEDADES ANTIGAS – 2011.
GRÉCIA
Quem ERAM OS GREGOS?
O titulo deste capitulo nos lembrará do país atual, no Mediterrâneo Oriental. Mas, não é desses gregos que nos referimos quando falamos na Antiguidade, o grego da Antiguidade se refere a linguagem grega, sendo assim, onde se falasse grego era Grécia.
A Península Balcânica constituiu-se o centro original da civilização grega.
As condições desfavoráveis, tais como; A pobreza do solo e as condições físicas desfavoráveis, como relevo acidentado, invernos e verões rigorosos, períodos longos de seca, incentivavam os deslocamentos populacionais e, portanto, a expansão grega por outras terras.
As três regiões continentais habitadas pelos gregos são o Peloponeso ao sul, o Mar Egeu. Os gregos também se instalaram na Jônia, do lado oriental do Mar Egeu, na região da atual Turquia,
Creta – era uma ilha ocupada pela civilização Anatólica. A civilização cretense originara-se no final do terceiro milênio antes de Cristo e em 1800 a.C. já havia construído grandes palácios com depósitos monumentais de alimentos e arquivos contábeis a escrita era hieroglífica.
Tudo isso, em diferentes momentos da História, fez parte do que ficou conhecido como Grécia.
A civilização cretense originara-se no final do terceiro milênio antes de Cristo e em 1800 a.C. já havia construído grandes palácios com depósitos monumentais de alimentos e arquivos contábeis. A escrita cretense, era hieroglífica.
Admirados com a imponência dos palácios cretenses, os gregos criaram a história do minotauro e do labirinto.
Em Creta e outras ilhas do Mar Egeu, as cidades sofreram destruições em meados do século XV a.C., sem que se saiba exatamente o que se passou.
Os mais antigos antepassados dos gregos só chegaram à região da Grécia no final do terceiro milênio a.C. e logo se dirigiram para as