Relatório de estágio - Terapia Ocupacional
Introdução à Terapia Ocupacional
Ano lectivo 2014/2015
Reflexão das visitas de observação
Unidade Curricular: Introdução à Terapia Ocupacional
Docente: Sílvia Martins, Terapeuta Ocupacional
Discente: Telma Pontes
Introdução
Foi no âmbito da unidade curricular de introdução à terapia ocupacional que houve a oportunidade do primeiro contacto com a profissão. Foram estabelecidos três locais e áreas de visitas distintas para cada um dos alunos. Durante três semanas, às quartas-feiras, teríamos de comparecer devidamente identificados, e quando necessário, fardados nas diferentes instituições.
Foram mencionados vários locais de visita e de acordo com o critério de que não era possível repetir os diferentes públicos-alvo que esta profissão abrange, foram-me atribuídos os seguintes locais a visitar: o Hospital de Sant`ana (Parede), CERCI Oeiras, e o Hospital Beatriz Ângelo – Hospital Dia.
Antes da realização das visitas, foi proposta a elaboração de objectivos pessoais de aprendizagem, que abordassem os aspectos considerados, por mim, prioritários na aquisição de conhecimentos na área da Terapia Ocupacional assim como algumas dúvidas e curiosidades a respeito do trabalho do terapeuta. Deste modo, foram delineados os seguintes objectivos:
Identificar e comparar as diferentes técnicas de intervenção com as várias populações.
Comparar a forma como os terapeutas, que trabalham com as diversas populações planeiam o primeiro contacto com o utente.
O presente trabalho pretende apresentar a reflexão sobre as visitas tendo por base os objectivos traçados.
Reflexão
Identificar e comparar as diferentes técnicas de intervenção com as várias populações.
As visitas proporcionaram-me observar uma grande diversidade de formas de trabalhar e isto deve-se, em grande parte, pelo facto de serem diferentes áreas de intervenção e diversas patologias.
As diferentes abordagens terapêuticas podem