Fundamentos historico e teoricos do ss
O historiador Boris fausto explica sobre o Brasil colônia, esclarecendo primeiro os movimentos do pioneirismo português na expansão marítima e a descoberta do Brasil, utilizando trechos do livro ‘’os lusíadas’’ de Luiz vás de camões e da carta de Pedro vás de caminha, Boris fausto continua contando a historia do pais passando pelo sistema de capitanias hereditárias, produção de cana de açúcar, exploração do trabalho escravo exploração do ouro, trabalho dos Bandeirantes, ate chegar em fim nos movimentos contra a dominação portuguesa que aconfeitaram a independência.
O período imperial se divide em três fazes: Reinado, fase em que D. Pedro foi imperador, Regência, fase em que ouve tentativas de acabar com o poder e o segundo reinado que durou ate 1889 com D. Pedro II no poder. Boris fausto também explica detalhadamente cada período e a assembleia constitucional, a formação do banco do Brasil, a produção do café, a guerra da tríplice aliança e a abolição da escravatura.
ETAPA N° 02
O segundo reinado é um período na história do Brasil que compreende 58 anos, se computado o período regencial (1831 - 1840). Sendo um período do Império do Brasil(1822-1889). Iniciou em 23 de julho de 1840, com a declaração de maioridade de D. Pedro II, e teve o seu término em 15 de novembro de 1889, quando a monarquia constitucional parlamentarista vigente foi derrubada pela proclamação da república brasileira. Caso se considere apenas o governo pessoal de D. Pedro II (1840 - 1889), compreende 49 anos de duração.
Desde o início da colonização portuguesa no Brasil, os negros encontravam uma estrutura produtiva montada, onde eram dominados e usados como máquinas na fabricação de capital. A dominação nesse período se dava a partir da força, da coerção física na escravidão, na qual os negros eram submetidos a castigos quando não correspondiam aos interesses dos brancos. Assim, neste período, ficava estabelecido o modelo de relacionamento social que marcaria a história de