Brasil economico
(2.1) DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO.
Demanda
Demanda ou procura é a quantidade de bens ou serviços que os agentes econômicos estariam dispostos e aptos a consumir num determinado momento, num determinado mercado por diferentes fatores determinantes.
Bens: podem ser estocados;
Agentes econômicos: famílias, empresas e governo;
Requisitos básicos da demanda:
Dispostos: ter vontade, querer;
Aptos: ter aptidão de compra, poder comprar. Se esses dois requisitos estiverem presentes (disposição e aptidão), temos uma demanda real ou efetiva. Se, no máximo, um desses requisitos estiver presente, temos, então, uma demanda potencial (pode não ter nenhum desses requisitos).
Num determinado momento, num determinado mercado: em cada momento, nossas vontades mudam nosso comportamento.
Fatores determinantes da demanda:
Preço do próprio bem/serviço;
Preço de outros bens/serviços;
Gosto;
Preferência;
Renda;
Número de consumidores.
Lei da demanda
“As quantidades demandadas serão tanto maior quanto menores forem os preços ou vice-versa”. Quanto mais caro, menos se compra.
Oferta
Oferta é a quantidade de bens e serviços que um ou mais agentes econômicos estariam habilitados e interessados em colocar num certo momento, num certo mercado, por diferentes fatores determinantes.
Fatores determinantes da oferta:
O preço do próprio bem;
A tecnologia;
Impostos;
Taxa de juros;
Fatores da natureza (tudo que pode ocorrer, em termos climáticos).
(2.2) O MERCADO E AS SUAS ESTRUTURAS
O que é mercado? Rosseti afirma que “em sua acepção primitiva, a palavra mercado dizia respeito a um lugar determinado onde os agentes econômicos realizavam suas transações”. Para Passos e Nogami, mercado “é um local onde ou contexto em que compradores e vendedores de bens, serviços ou recursos estabelecem contato e realizam transações”. É nesse mercado que funcionam as duas